Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia do Compositor


Hoje é dia do Compositor, então parabéns as todos estes que fazem canções tão lindas, cheias de vida, que nos trazem lembranças, que mexem com nossos sentimentos e também nos levam a Deus.

Tenho algumas musicas que compus e até cantamos na igreja, outras estão guardadas para serem usadas na hora certa, assim que surgir uma oportunidade.


Texto a ser lido sobre compositores:

Mundialmente o Dia do Compositor é comemorado em 15 de janeiro. No Brasil, esse profissional é homenageado no dia 07 de outubro. Não há razões claras para a escolha desse dia para se comemorar o Dia do Compositor. Mas é inegável o mérito desse profissional. Afinal, quem nunca se emocionou com uma canção? Quem nunca relembrou algum momento da sua história ao ouvir uma letra de música ou ouvir uma melodia especial?


As músicas provocam em nós sensações das mais variadas, emocionam, fazem sentir saudades, agitam e divertem. Mas quem será que escreveu “aquela” música? Nem sempre sabemos de onde veio tanta inspiração e muitas vezes atribuímos o mérito ao intérprete da canção, ou seja, a quem apenas canta a música de que gostamos. O trabalho do compositor é silencioso. Tal como um poeta, o compositor encaixa as palavras dando uma sonoridade a elas, uma poesia que revela ideias e sentimentos, muitas vezes particulares, pois partem das suas vivências e anseios, e que atingem o público, provocando emoções e inspirando atitudes. Em outros termos, podemos pensar a importância social do compositor, que reflete em suas canções o seu contexto sócio-histórico-cultural, que faz críticas à sociedade e expressa filosofias além de sentimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário